Melhor teste de gravidez: de farmácia ou de sangue?

Mas, como escolher o melhor teste de gravidez diante de tantas opções disponíveis? É sobre isso que falaremos a seguir.

  • 24/11/2021 às 15:00:00
  • Fonte: Tua Saúde
[Melhor teste de gravidez: de farmácia ou de sangue?]
Melhor teste de gravidez: de farmácia ou de sangue?

O teste de gravidez de farmácia pode ser feito a partir do 1º dia do atraso da menstruação, enquanto que o exame de sangue para saber se está grávida pode ser feito 12 dias após o período fértil, ainda antes da menstruação atrasar.

No entanto, os testes de gravidez vendidos na farmácia possuem sensibilidade diferente e por isso, quando o teste dá negativo, mas os sintomas de gravidez estão presentes, deve ser repetido após cerca de 3 a 5 dias, porque a quantidade de hormônio na urina aumenta a cada dia, e o resultado pode mudar para positivo após este período.

Também é importante lembrar que os testes caseiros que utilizam cloro, água sanitária, coca-cola, agulha e vinagre não são confiáveis e não devem ser usados para confirmar a gravidez.

Qual exame fazer

Existem dois exames que são de confiança, o exame de sangue feito em laboratório e o exame de urina, que se compra na farmácia. Esses exames funcionam porque medem a quantidade do hormônio Beta HCG, que é produzido somente durante a gestação e que está presente na urina ou no sangue da mulher.

1. Teste de Farmácia

O exame de farmácia mede a quantidade de hormônio beta HCG presente na urina, podendo ser feito a partir do 1º dia de atraso da menstruação. É um exame rápido e simples e que dá o resultado em poucos minutos, no entanto é importante que a mulher esteja atenta ao resultado, principalmente se o teste for feito muito cedo, isso porque pode ser difícil detectar o hormônio na urina.

Assim, em caso de resultado negativo, mas com presença de sintomas de gravidez como aumento da sensibilidade das mamas e aumento da oleosidade da pele, o ideal é repetir o teste após cerca de 3 a 5 dias. Para confirmar a gravidez, é recomendado que a mulher realize o exame de sangue, pois assim é possível que se saiba qual a semana de gestação em que a mulher se encontra de acordo com os níveis de beta HCG circulantes no sangue.

2. Exame de sangue

O exame de sangue é feito em laboratório e é o mais indicado para confirmar a gravidez, já que indica a quantidade de hormônio circulante no sangue, podendo ser identificado até mesmo pequenas concentrações que poderiam não ser detectadas no exame de urina.

Para realizar esse exame não é necessário ter uma prescrição médica e nem estar em jejum, no entanto alguns laboratórios podem solicitar que a mulher esteja de jejum de até 4 horas antes de fazer a coleta do sangue.

O resultado do exame sai poucas horas após a coleta e para ser totalmente confiável, ele deve ser feito pelo menos 1 semana após a relação íntima sem preservativo, mesmo que a menstruação ainda não esteja atrasada.

Possíveis resultados dos testes de gravidez

Os possíveis resultados do teste de farmácia e do exame de sangue podem ser:

Teste de farmácia Exame de sangue Beta HCG
Positivo Tira mais escura ou 2 listras mais de 5 mIU/ml
Negativo Nenhuma alteração ou apenas 1 listra menos de 5 mIU/ml
Falso negativo Nenhuma alteração ou apenas 1 listra entre 5 a 25 mIU/ml

Resultado positivo

Quando o teste de gravidez dá resultado positivo, indica que a mulher está grávida e deve realizar o pré-natal e começar a se preparar para a chegada do bebê. Além disso, de acordo com a quantidade de beta HCG identificado no sangue é possível saber com quantas semanas a mulher está.

Resultado negativo

Em casos de resultado negativo, mas que o atraso na menstruação continua, deve-se repetir o teste após cerca de 1 semana para confirmar o resultado anterior. Se o novo exame de sangue der negativo novamente, significa que a mulher realmente não está grávida e que é necessário investigar as causas do atraso da menstruação.

  • Compartilhe e Avalie esse Post

  • votos

Deixe seu Comentário! Queremos saber sua opinião!


[Envie seu Orçamento pelo WhatsApp]
Envie seu Orçamento pelo WhatsApp