O que é e como é feito o tratamento homeopático?

O tratamento homeopático é uma terapêutica que usa medicamentos diluídos para promover a harmonia e equilíbrio da energia vital do organismo. Além disso, tem o foco em tratar doenças físicas e psicológicas.

  • 29/03/2022 às 13:00:00
  • Fonte: Homeopatia Brasil
[O que é e como é feito o tratamento homeopático?]
O que é e como é feito o tratamento homeopático?

Afinal, o que é tratamento homeopático?

É o segundo sistema de saúde mais utilizado no mundo, sendo usado por mais de 500 milhões de pessoas. No Brasil, o tratamento homeopático é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina e é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O tratamento homeopático foi desenvolvido pelo médico alemão Samuel Hahnemann, há 220 anos. É importante saber que seu objetivo era obter uma forma de tratar doentes em sua totalidade e que pudesse ser utilizada para todos eles, independente das doenças que viessem a ter. O médico também desejava criar uma forma de tratamento que não piorasse o estado de saúde dos pacientes, o que era muito comum na época (leia mais sobre o trabalho de Hahnemann abaixo).

O tratamento homeopático pode ser usado por qualquer pessoa, independentemente da faixa-etária e dos quadros de doença que apresente. Pode ser usado, inclusive, por bebês, idosos e gestantes.

O foco desse tratamento é restabelecer o equilíbrio da energia vital e tratar doenças físicas e psicológicas. Além disso, a homeopatia também é usada para tratar pragas, doenças em animais e no sistema solo-planta.

Mas então, como é feito o tratamento homeopático? O tratamento é realizado através do uso de medicamentos homeopáticos que não apresentam agressões ao organismo. A homeopatia age de forma sutil e ajuda a restabelecer o equilíbrio da energia vital do paciente.

O tratamento homeopático funciona como qualquer outro terapêutico que obedeça aos princípios da biologia. Ele utiliza medicamentos diluídos capazes de promover a harmonia e o equilíbrio da energia vital do organismo.

Além do mais, esses medicamentos fazem uso de uma quantidade mínima de substâncias, e está provado cientificamente que os modelos biológicos – seres humanos, animais e o sistema solo-planta – respondem a estímulos micro, como as quantidades ínfimas de substâncias utilizadas nos medicamentos homeopáticos e essas substâncias são capazes de promover um realinhamento, um ajuste desse modelo biológico.

A doença é uma perturbação da energia vital, e o tratamento homeopático restabelece o equilíbrio do organismo, por meio de uma ação sutil, que promove a autocura.

Nesse artigo vamos ver quais as indicações do tratamento homeopático, ou seja, o que pode ser tratado com homeopatia? Tratamento homeopático para ansiedade funciona? Quais são os efeitos do tratamento homeopático? O que corta efeito do tratamento homeopático?

Quais as indicações do tratamento homeopático? O que pode ser tratado com homeopatia?

O tratamento homeopático foca no paciente e não na doença, o que dá o estímulo que o organismo precisa para processar a autocura. Por esse motivo, a resposta para a pergunta muito comum sobre “O que pode ser tratado com homeopatia?” é muito simples.

As indicações do tratamento homeopático são para tratar qualquer quadro de doença que o paciente apresente. Seja para cura ou prevenção, desde transtornos emocionais como ansiedade ou passando por infecções, inflamações e dores.

O tratamento homeopático é indicado para qualquer faixa etária. Pode, portanto, ser usado por crianças, adultos, idosos e inclusive gestantes. Como bem revela a doutora Christiane Fujii em seu artigo: “Com orientação médica adequada, o tratamento homeopático pode ser utilizado para pacientes de qualquer faixa etária e para tratar diferentes tipos de problema. Em crianças, a homeopatia pode minimizar sintomas comportamentais, como medo, irritação, hiperatividade etc.

Em pacientes adultos e idosos, o tratamento pode ser empregado como método preventivo e complementar para tratar diversas doenças, inclusive crônicas. Mas vale ressaltar que as técnicas e medicamentos homeopáticos sempre devem ser prescritos por um especialista.”

O tratamento homeopático atende a doenças psicológicas, alérgicas, gastrointestinais, dermatológicas, ginecológicas e é uma ótima ferramenta para o aumento da imunidade.

O que é ansiedade? Tratamento homeopático para ansiedade funciona?

Sim. O tratamento homeopático funciona para a ansiedade.

A ansiedade pertence à classe mais comum de transtornos mentais na população em geral e remete a quadros de aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, etc.

Os medicamentos prescritos para esses casos na medicina convencional podem causar efeitos indesejáveis como diminuição do desejo sexual e impotência, agressividade, insônia e confusão mental. Diante de um quadro como esse, o tratamento homeopático funciona como opção eficiente ao tratamento de transtornos desse tipo.

O uso do tratamento homeopático para ansiedade tem evidências científicas positivas, é acessível e seguro. 

A pressão excessiva no trabalho, dívidas, problemas de relacionamento, situações de violência, traumas e perdas são exemplos de uma série de situações que podem ocasionar um desequilíbrio e provocar um nervosismo exacerbado e levar à ansiedade. Por isso, o tratamento homeopático é uma ótima opção para lidar com esse tipo de problema, uma vez que seu princípio fundamental é, justamente, restabelecer o equilíbrio do organismo e da energia vital do paciente.

Um quadro de ansiedade em excesso mostra que algo está, literalmente, fora de controle, em desequilíbrio. E é preciso estar atento tanto às causas quanto às consequências desse quadro, uma vez que esses sintomas podem preceder um colapso nervoso.

Uma crise nervosa em si não é uma doença, mas é a resposta do corpo a uma situação de grande estresse. É um alerta para que a pessoa busque ajuda e investigue a verdadeira causa desse sintoma. O bom resultado do uso da medicina homeopática dependerá muito da resposta ao que é a fonte dessa ansiedade e nervosismo.

Nesses casos, o tratamento homeopático busca entender qual é a origem da ansiedade do paciente para tratá-lo de forma personalizada. A experiência de especialistas tem mostrado que essa abordagem traz resposta muito positiva dos pacientes, que conseguem recuperar seu equilíbrio.

Quais são os efeitos do tratamento homeopático?

Os efeitos do tratamento homeopático é uma das perguntas mais frequentes a respeito desse tema. O tratamento homeopático tem efeito suave no organismo e não apresenta reações colaterais no paciente.

Visto que o tratamento homeopático busca tratar o paciente e não a doença, os efeitos são sempre muito positivos. Pode, eventualmente, ocorrer uma potencialização dos sintomas num primeiro momento, uma vez que a homeopatia trabalha com o princípio da semelhança, mas a grande maioria dos pacientes que passam pelo tratamento homeopático apresentam melhoras significativas nos sintomas após um curto período de tratamento.

O grande objetivo da homeopatia é tratar o paciente e promover uma melhora em sua qualidade de vida por meio de tratamentos preventivos e curativos que visam tratar e evitar o aparecimento de doenças no futuro.

Para isso, o profissional que atua na área realiza uma análise completa da vida de cada paciente, levando em conta diversos fatores – como hábitos alimentares, genética, traumas de infância, questões emocionais, etc. Após essa etapa, propõe-se o melhor tratamento para restabelecer o equilíbrio físico e mental e promover uma melhora em todo seu quadro de saúde.

O que corta efeito do tratamento homeopático? Como é feito o acompanhamento para evitar esse problema?

O tratamento homeopático é considerado seguro e tem ação mais suave no organismo. Ainda assim, a Associação Paulista de Homeopatia apresenta 6 indicações sobre o que corta efeito do tratamento homeopático. Atentando-se a essas dicas, você verá como é feito o acompanhamento para não correr o risco de ter seu tratamento homeopático ser sabotado por outros ativos, confira abaixo.

  1. Não utilize medicação homeopática sem orientação médica. A mesma recomendação se aplica à repetição de remédios, em qualquer que seja a situação. A substância que antes causou o bem-estar também pode atrapalhar o tratamento atual se for utilizada antes que sua ação no organismo esteja esgotada.
  2. Jamais utilize medicamentos indicados por outras pessoas. Cada organismo é único e o tratamento homeopático respeita essa individualidade.
  3. Ao comprar um medicamento homeopático, não aceite sugestão para substituí-lo por outro. Procure outra farmácia.
  4. Durante o tratamento homeopático, não use preparados à base de cânfora (Vick Vaporub, Gelol, pomada Minâncora, etc), xampus anticaspa, desodorantes antitranspirantes e pomadas que tenham em sua fórmula antibióticos ou cortisona.
  5. Evite qualquer tipo de estimulante durante o tratamento das doenças crônicas (café, chá-mate em excesso, bebidas alcoólicas, tóxicos etc.)
  6. Não suspenda o medicamento alopático de forma brusca, sem consultar seu médico homeopata.

O que é tratamento homeopático preventivo?

Um dos principais focos do tratamento homeopático é a prevenção de doenças. A homeopatia se constitui como uma importante ferramenta no tratamento preventivo, pois ajuda a identificar e atua em causas e fatores que podem desencadear doenças no futuro.

Quando um tratamento homeopático começa antes do paciente manifestar clinicamente a doença, o tratamento tem ação preventiva e atua no organismo, ajudando-o a estabelecer seu equilíbrio vital, promovendo uma maior qualidade de vida e melhor garantia de saúde do paciente.

Diferente da medicina convencional, o principal foco do deste tratamento, como já mencionado, não é combater somente os sintomas. O tratamento homeopático vai atuar na raiz do problema e ajudar o organismo buscar a autocura, restabelecendo, assim, o bem-estar físico e mental do paciente.

  • Compartilhe e Avalie esse Post

  • votos

Deixe seu Comentário! Queremos saber sua opinião!


[Envie seu Orçamento pelo WhatsApp]
Envie seu Orçamento pelo WhatsApp