Quais são os exames utilizados para diagnosticar endometriose?

Muitas mulheres sentem dor pélvica durante a menstruação. Porém, para algumas delas, é especialmente difícil, devido a endometriose.

  • 22/12/2021 às 16:00:00
  • Fonte: Rio Norte Saúde
[Quais são os exames utilizados para diagnosticar endometriose?]
Quais são os exames utilizados para diagnosticar endometriose?

ssa é uma condição caracterizada pela presença de tecido endometrial, que reveste o útero internamente, em locais fora desse órgão. O tecido pode bloquear suas trompas de falópio e cobrir seus ovários e o revestimento de tecido de sua pelve, causando dor intensa e que pode piorar com o tempo. Por isso, o seu ginecologista pode solicitar alguns exames para diagnosticar endometriose ou descobrir se a dor é causada por outras condições.

Confira quais são os exames para diagnosticar endometriose mais utilizados pelos médicos

Ao consultar um ginecologista, ele pedirá que você descreva seus sintomas, incluindo a localização e quando eles ocorrem. Não se esqueça de informar até mesmo sobre a dor que você sente durante a menstruação e em outros momentos, por mais que você pense que é apenas uma cólica normal.

A partir das suas queixas e das suspeitas, o seu médico irá solicitar alguns exames para diagnosticar endometriose, como, por exemplo:

Exame ginecológico

Quando há suspeita de endometriose, o primeiro passo é fazer um exame ginecológico. Com o auxílio de um espéculo, o seu ginecologista em Madureira irá observar a sua vagina e útero para avaliar se há a presença de cistos ou tecido cicatricial. Às vezes, os nódulos também podem ser encontrados no exame de toque retal.

Geralmente, essa análise ginecológica não permite o diagnóstico, mas é importante para verificar se existe alguma anormalidade.

Ultrassom pélvica ou transvaginal

A ultrassonografia é um dos exames para diagnosticar endometriose. Consiste no uso de uma sonda, chamada de transdutor, para poder observar os órgãos da cavidade pélvica. É um exame que utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar imagens do interior do corpo e pode ser realizado via abdominal ou transvaginal.

No caso do ultrassom abdominal, o transdutor é pressionado contra o abdômen, sendo movido sobre a pele da parte inferior da barriga. Muitas vezes, para obter boas imagens do útero, dos ovários e das trompas de falópio, é necessário beber muitos líquidos para encher a bexiga. Por esse motivo, as mulheres que fazem uma ultrassonografia pélvica devem beber bastante água antes do procedimento.

Mas, especificamente para ver os órgãos sexuais femininos, costuma-se usar o ultrassom transvaginal. Neste caso, o transdutor é inserido pela vagina. É especialmente útil para o diagnóstico de endometriomas, que são cistos endometrióticos nos ovários. Além disso, permite determinar a forma e o tamanho do útero, a presença de adenomiose e detectar lesões endometrióticas profundas na parte inferior do intestino.

Ressonância magnética

A ressonância magnética também é um dos exames para diagnosticar endometriose. Inclusive, trata-se de um procedimento não invasivo e altamente preciso para o diagnóstico de endometriose. 

Isso porque permite criar imagens detalhadas dos órgãos e tecidos do corpo sem o uso de radiação ionizante. Dessa forma, o seu resultado pode mostrar as fibroses espalhadas e as alterações na pelve, no tecido subcutâneo, na parede abdominal, e até mesmo na superfície do diafragma. 

Videolaparoscopia

Você pode fazer uma videolaparoscopia diagnóstica. Para tanto, enquanto você está sob anestesia geral, o médico faz uma pequena incisão perto do umbigo e insere um instrumento para verificar se há sinais de endometriose. Isso pode fornecer informações sobre a localização, extensão e tamanho dos tecidos endometriais. Em alguns casos, pode ser realizada uma biópsia, isto é, coleta de uma amostra de tecido para testes adicionais.

Esse é o melhor exame para identificar a condição, pois não deixa nenhuma dúvida. No entanto, não é o primeiro a ser realizado, uma vez que se trata de um procedimento mais invasivo.

Agende sua consulta com um ginecologista na Clínica Zulli Vita

  • Compartilhe e Avalie esse Post

  • votos

Deixe seu Comentário! Queremos saber sua opinião!


[Envie seu Orçamento pelo WhatsApp]
Envie seu Orçamento pelo WhatsApp