Qual a importância da vitamina B12? Para que serve e quais alimentos consumir?

Importância da vitamina B12 é uma pauta sempre importante. Também conhecida como Cobalamina, ela está diretamente envolvida na formação das nossas células sanguíneas e também atua diretamente sobre o sistema nervoso, ajudando na formação dos neurônios. Conheça mais sobre ela nesse artigo.

  • 31/03/2022 às 13:00:00
  • Fonte: Homeopatia Brasil
[Qual a importância da vitamina B12? Para que serve e quais alimentos consumir?]
Qual a importância da vitamina B12? Para que serve e quais alimentos consumir?

As vitaminas são substâncias essenciais para a nossa vida. Elas são fundamentais para manter o sistema imunológico saudável, garantir o funcionamento correto do metabolismo e promover o crescimento. É muito comum ouvirmos falar de uma grande variedade de vitaminas importantes e dificilmente conseguirmos distinguir uma da outra. Nesse artigo, vamos tratar sobre a importância da vitamina B12, que desempenha diversas funções para manter a saúde do nosso organismo.

Mas, afinal, para que serve? O que pode causar a falta de vitamina B12 no organismo? Quanto tomar de vitamina B12? Como tomar? Pode tomar vitamina B12 todos os dias? Quando repor?Engorda?Quais alimentos são ricos em vitamina B12? Ao longo desse artigo vamos passear por todos esses temas e também vamos descobrir qual a relação entre vitamina B12 e o cabelo.

Para que serve exatamente e qual a importância da vitamina B12?

A Vitamina B12 é também conhecida como Cobalamina. Ela está diretamente envolvida na formação das nossas células sanguíneas e também atua diretamente sobre o sistema nervoso, ajudando na formação dos neurônios.  

Vamos ver, de forma mais detalhada, para que serve a vitamina B12.

  1. Diminui o risco de depressão
  2. Melhora o sono
  3. Bom funcionamento do sistema sanguíneo e cardiovascular
  4. Mais energia e disposição
  5. Regeneração dos músculos
  6. Previne a anemia megaloblástica
  7. Protege naturalmente o sistema nervoso central
  8. Aumenta o colesterol bom
  9. Preservação e reparação do DNA

Além desses benefícios, a vitamina B12 é responsável por uma série de outras funções no organismo. Por isso é importante manter adequados os níveis de Vitamina B12 no organismo. No tópico abaixo, vamos ver o que pode causar a falta de vitamina B12 no organismo.

O que pode causar a falta de vitamina B12 no organismo?

A falta da vitamina B12 pode ser causada por diversos fatores. Entre eles, vamos destacar os mais comuns: má alimentação, consumo de álcool ou tabaco ou algum problema crônico.

A ausência de consumo de alimentos que são ricos em vitamina B12 é a maior causa de redução dos índices de vitamina B12 no organismo.

Pesquisas apontam que dietas que não priorizam a carne vermelha, leites e seus derivados contribuem para aumentar a deficiência de vitamina B12 no organismo. Um grupo de cientistas especializados em saúde e nutrição alerta sobre a deficiência da vitamina B12. Chamado de cluB-12, o grupo engloba especialistas de diversas partes do mundo.

Eles explicam que a vitamina B12 é uma das oito vitaminas pertencentes ao complexo B e que ela é comumente encontrada em produtos de origem animal, como a carne, frutos do mar, ovos e leite.

A deficiência de vitamina B12 na alimentação representa riscos para a saúde?

A deficiência de vitamina B12 no organismo está relacionada com a anemia e outros problemas sérios de saúde. Em artigo publicado pelo Club-12, os especialistas explicam que o consumo da vitamina B12 é essencial e pode ajudar na produção e regulamento do material genético do corpo, além de ser fonte para a criação de energia.

De acordo com os especialistas do grupo, para quem não consome alimentos ricos em vitamina B12 é recomendável a ingestão diária de suplementos da vitamina.

Veja alguns dos problemas que a falta de vitamina B12 pode causar ou agravar.

Depressão

Os problemas com a oxigenação cerebral podem fazer com que os pacientes com deficiência de B12 tenham uma tendência maior a desenvolver um quadro depressivo. A falta de energia causada pelo déficit da vitamina também pode causar depressão, já que o indivíduo não consegue realizar suas atividades cotidianas e tende a se isolar.

Anemia

A anemia originada pela deficiência de vitamina B12 é chamada de anemia perniciosa. Ela ocorre em virtude da baixa na produção de hemácias, o que leva a uma diminuição drástica dessa estrutura no organismo. Assim, ocorrem quadros de falta de ar, unhas e lábios roxos, diminuição da capacidade de concentração e outros.

Visão turva

A falta de vitamina B12 pode causar visão turva e falta de atenção. Esse cenário é propício para a ocorrência de acidentes, desde quedas até problemas mais sérios, como acidentes na estrada.

Trombose

A deficiência de B12 causa falha na produção de metionina, causando um excesso de homocisteína no organismo. Essa substância faz com que as paredes das veias e artérias fiquem rígidas, facilitando o acúmulo de placas e entupindo veias e artérias, podendo causar trombose.

E quais são os sintomas mais comuns que avisam que está faltando vitamina B12 no organismo?

Na maioria das vezes a deficiência de vitamina B12 é difícil de identificar de imediato, pois ela é muito silenciosa. Por isso é importante atentar sempre a alguns sinais que, embora comuns, normalmente se manifestam de forma sutil.

  1. Tonturas frequentes ao fazer algum esforço
  2. Formigamento
  3. Anemia
  4. Fadiga e indisposição
  5. Inflamações na boca e estômago
  6. Falhas no sistema digestivo
  7. Dificuldade de concentração e memorização
  8. Alucinações e desordens mentais
  9. Problemas na coordenação motora
  10. Pele amarelada (icterícia) ou pálida
  11. Falta de ar
  12. Mucosas e unhas arroxeadas
  13. Dificuldades motoras, de equilíbrio e coordenação

Quais alimentos são ricos em vitamina B12?

A vitamina B12 não é sintetizada pelo organismo. Ela é produzida com a ajuda de microrganismos, como bactérias, e se torna biodisponível a partir da alimentação.

Nos seres humanos, a absorção dessa substância é iniciada na mastigação, com a atuação direta da saliva na quebra de suas moléculas. A partir daí, ela vai sendo quebrada até chegar ao intestino delgado, onde a maioria da B12 é absorvida graças ao rompimento das ligações pelo líquido secretado pelo pâncreas.

Uma vez no pâncreas, ela se une a outras proteínas que formam as coenzimas, que vão atuar no bom funcionamento do organismo.

Existe uma extensa lista de alimentos ricos em vitamina B12. O site especializado em saúde e bem-estar Tua Saúde traz alguns desses alimentos e suas quantidades de vitamina B12 a cada 100g.:

  1. Bife de fígado cozido – 72,3 mcg
  2. Mariscos no vapor – 99 mcg
  3. Ostras cozidas – 26,2 mcg
  4. Fígado de frango cozido – 19 mcg
  5. Coração cozido – 14 mcg
  6. Sardinhas grelhadas – 12 mcg
  7. Arenque cozido – 10 mcg
  8. Caranguejo cozido – 9 mcg
  9. Salmão cozido – 2,8 mcg
  10. Truta grelhada – 2,2 mcg
  11. Queijo muçarela – 1,6 mcg
  12. Leite – 1 mcg
  13. Frango cozido – 0,4 mcg
  14. Carne cozida – 2,5 mcg
  15. Atum – 11,7 mcg

Quanto tomar de vitamina B12? Como tomar?

A vitamina B12 está presente na natureza em quantidades muito pequenas, e por isso ela é medida em microgramas, que é 1000 vezes menos que o miligrama. Sobre quanto tomar, a recomendação de consumo para adultos saudáveis é de 2,4 mcg por dia, de acordo com indicação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Pode tomar vitamina B12 todos os dias? Engorda? Quando repor?

Sim! De acordo com o consenso médico, pode tomar vitamina B12 todos os dias. Até porque, numa gama de alimentos que consumimos diariamente em nossa alimentação, se faz presente a vitamina B12. A bula do medicamento também indica quando repor e sugere que isso seja feito diariamente, mas o mais recomendável para saber como tomar é, claro, é sempre buscar orientação de um profissional especializado. E não, a vitamina B-12 não engorda.

Vitamina B12 faz bem para o cabelo

A vitamina B12 está dentro daquele grupo de vitaminas e alimentos que previnem a queda de cabelo. Nessa matéria publicada pelo Globo.com você vai ler que “a queda de cabelo é um problema que afeta a autoestima de homens e mulheres. Ela pode ter diversas causas, inclusive fatores nutricionais. Pessoas com baixos níveis de vitamina B12 no organismo, por exemplo, podem perceber a perda excessiva dos fios, pois esse é um dos sintomas da deficiência do nutriente”.

Além de prevenir, a vitamina B12 ajuda a fortalecer os fios de cabelo e também trazem o brilho para o cabelo.

Por meio de qual exame consigo medir o nível de vitamina B12?

O nível de vitamina B12 pode ser medido através de exame de sangue. A dosagem da Homocisteína e do Ácido Metilmalônico no sangue, pode contribuir para a avaliação dos níveis dessa vitamina, pois esses metabolitos tendem a aumentar diante da deficiência de vitamina B12.

  • Compartilhe e Avalie esse Post

  • votos

Deixe seu Comentário! Queremos saber sua opinião!


[Envie seu Orçamento pelo WhatsApp]
Envie seu Orçamento pelo WhatsApp