Quando procurar um ginecologista?

É normal que muitas mulheres se perguntem quando procurar um ginecologista. Seja ao menstruar pela primeira vez, dar início às relações sexuais ou apresentar algum sintoma na região, como dores, sangramentos ou até mesmo corrimento.

  • 30/08/2021 às 12:00:00
  • Fonte: Doutor Agora
[Quando procurar um ginecologista?]
Quando procurar um ginecologista?

No entanto, apesar de essa dúvida ser comum, é muito corriqueiro ver mulheres que estão postergando a primeira visita com o profissional ou até mesmo fazer os exames de rotina, o que é equivocado, já que doenças como HPV, câncer de mama e infecções sexualmente transmissíveis podem ser prevenidas e tratadas com o auxílio do ginecologista, especialista no aparelho reprodutor e na saúde da mulher.

Para ajudar a saber quando procurar um ginecologista, fizemos esse artigo cheio de dicas. Continue a leitura e fique por dentro.

Quando procurar um ginecologista pela primeira vez?

São frequentes as dúvidas sobre a primeira ida a este especialista, pois, diferente de algumas outras especialidades, não é preciso estar doente ou com queixas para começar o acompanhamento.

Isso porque saúde sexual e geral, prevenção de gravidez, infecções sexualmente transmissíveis e alguns tipos de câncer, assim como acompanhamento do ciclo menstrual e da saúde hormonal, são precisos mesmo sem apresentar nenhum sintoma.

No entanto, sempre surge aquela dúvida: quando procurar um ginecologista pela primeira vez? Muitos especialistas recomendam que a menina, antes mesmo de menstruar, na altura dos 10 a 12 anos, tenha sua primeira consulta, com intuito de explicar sobre as mudanças corporais provocadas pela puberdade, o que significa menstruação e o que fazer quando tiver a menarca.

Algumas pessoas acreditam que seja indicado ir apenas depois da primeira relação sexual, no entanto, existem outras questões como a menstruação e orientações sobre prevenção de doenças e gravidez que precisam ser explicadas antes.

A verdade é que o acompanhamento ginecológico é fundamental. Segundo a pesquisa Expectativa da Mulher Brasileira Sobre Sua Vida Sexual e Reprodutiva: As Relações dos Ginecologistas e Obstetras Com Suas Pacientes, 20% das mulheres com mais de 16 anos correm risco de ter alguma patologia sem ao menos imaginar.

Como é a primeira consulta com o ginecologista?

É natural que adolescentes tenham medo de ir a este especialista, no entanto, não há motivos para temer.

Determinados exames só podem ser realizados depois da primeira relação sexual, por conta do rompimento do hímen, e o médico irá respeitar isso. No entanto, orientações, dicas e indicações de exames de imagens podem ser feitas anteriormente por este profissional.

Frequência ideal de consultas

Depois da primeira consulta, é indicado voltar ao especialista após a primeira relação sexual, para que exames de HPV e papanicolau possam ser feitos, por exemplo.

Para mulheres sexualmente ativas, é recomendado fazer check-up uma vez ao ano, de modo a fazer exames sorológicos, de rotina, entre outros, conforme a indicação do especialista.

É interessante também falar com o ginecologista sobre os métodos contraceptivos mais indicados para cada paciente, lembrando que o uso de qualquer medicamento necessita de receita médica.

Sintomas que precisam de atenção

É importante observar que alguns sintomas e doenças podem ser motivo para consulta com o profissional antes de fazer 1 ano desde a consulta anterior.

Entre eles, podemos citar as alterações na menstruação, que podem compreender atrasos, sangramento excessivo, cólicas muito dolorosas, TPM exacerbada, dentre outras questões como corrimento, dores nas relações sexuais, coceira, sangramentos nas relações, dor para urinar e alterações hormonais.

Gravidez

Ao suspeitar ou descobrir a gravidez, é importante que a mulher procure imediatamente o ginecologista para fazer o pré-natal, que compreende exames de sangue e de imagem para garantir uma gravidez saudável tanto para o bebê como para a mãe.

É comum grávidas irem ao ginecologista com maior frequência para acompanhar o crescimento do bebê, assim como outras questões como descobrir o sexo do feto e receber orientações sobre o parto e data estimada do nascimento.

Agora que você sabe quando procurar um ginecologista, venha na Clinica Zulli Vita e marque seu Agendamento, unidade de pronto atendimento, onde em poucos minutos você é atendida, sem agendar.

  • Compartilhe e Avalie esse Post

  • votos

Deixe seu Comentário! Queremos saber sua opinião!


[Envie seu Orçamento pelo WhatsApp]
Envie seu Orçamento pelo WhatsApp