Victoza para emagrecer: realmente funciona?

O Victoza é um medicamento indicado para o tratamento da diabetes tipo 2, que tem se tornado muito popular para ajudar a emagrecer rápido. Mas será realmente funciona? E quais os riscos do seu uso? Nutricionista explica direitinho e dá dicas de como emagrecer rápido e com saúde

  • 04/06/2021 às 14:00:00
  • Fonte: Tua Saúde
[Victoza para emagrecer: realmente funciona?]
Victoza para emagrecer: realmente funciona?

O Victoza é um medicamento popularmente conhecido para acelerar o processo de emagrecimento. No entanto, este remédio só está aprovado pela ANVISA para o tratamento da diabetes tipo 2, não sendo reconhecido para ajudar a emagrecer.

O Victoza possui na sua composição a substância liraglutida, que estimula a produção de insulina pelo pâncreas, o que permite controlar e/ou reduzir os níveis de açúcar no sangue. Quando isso acontece, pessoas com diabetes parecem apresentar uma acentuada perda de peso. Porém, não existe comprovação de que este medicamento seja seguro se utilizado com o objetivo de perder peso, devendo ser usado apenas com orientação de um médico e para tratar a diabetes tipo 2.

O Victoza emagrece mesmo?

A liraglutida, substância presente no Victoza, foi produzida exclusivamente para o tratamento da diabetes tipo 2, e não possui atualmente nenhuma indicação de que possa ser utilizada por quem deseja apenas perder peso.

No entanto, estão sendo identificados vários relatos de pessoas com diabetes que, de fato, perderam bastante peso. O que parece acontecer é que, pessoas com diabetes descontrolada, quando iniciam o tratamento com o Victoza passam a ter seus níveis de açúcar no sangue melhor regulados, fazendo com que sintam menos fome ao longo do dia. Além disso, o açúcar é mais facilmente utilizado pelas células e acaba se depositando menos na forma de gordura.

Dessa forma é possível que, embora ajude pessoas com diabetes a emagrecer, o Victoza não apresente o mesmo efeito em pessoas que não têm a doença, já que não precisam do medicamento para regular os níveis de açúcar no sangue.

Riscos de tomar Victoza para emagrecer

Além de não ter um efeito comprovado para emagrecer, especialmente em pessoas que não sofrem com diabetes tipo 2, o Victoza é um medicamento que pode causar vários efeitos colaterais graves para a saúde.

Os efeitos colaterais graves deste medicamento incluem doença inflamatória intestinal, gastroparesia diabética, risco de pancreatite, problemas renais e alterações da tireoide, incluindo câncer.

Victoza pode vir a ser indicado para emagrecer?

Devido ao seu efeito secundário emagrecedor, existem alguns estudos sendo desenvolvidos para tentar entender como o medicamento pode ajudar no processo de emagrecimento.

De qualquer forma, mesmo que o medicamento acabe sendo indicado para tratar o excesso de peso ou obesidade, é importante que seu uso seja feito apenas com orientação de um médico, pois será necessário definir a dose a tomar e o tempo de tratamento. Além disso, é importante lembrar que a utilização de qualquer medicamento pode trazer efeitos colaterais graves para a saúde.

Como emagrecer rápido e de forma saudável

A reeducação alimentar é a melhor técnica para emagrecer rápido, de forma saudável e definitivamente, pois consiste em "reprogramar" o cérebro para passar a incluir na alimentação mais alimentos saudáveis, como frutas, verduras e carnes magras, ao invés de alimentos não saudáveis, como industrializados, refrigerantes, frituras ou alimentos ricos em açúcar.

  • Compartilhe e Avalie esse Post

  • votos

Deixe seu Comentário! Queremos saber sua opinião!


[Envie seu Orçamento pelo WhatsApp]
Envie seu Orçamento pelo WhatsApp